1925 – “Milhões que agora vivem jamais morrerão!”

8 de maio de 2016

Rutherford exclamou “Milhões que agora vivem jamais morrerão!” numa séria de discursos começando em 1918. Esse anúncio estava relacionado à sua profecia de que a ressurreição terrestre começaria em 1925, com o retorno de Abraão, Isaque e Jacó, e isso tornou-se o foco do trabalho de pregação nos anos seguintes.

Clique aqui caso queira baixar (em inglês) um PDF de 32Mb do tratado “Milhões que agora vivem jamais morrerão” de 1920.

Este artigo fornece citações sobre a doutrina errada de Rutherford, e mostra como as Testemunhas de Jeová, atualmente, são desonestas ao contar esse episódio de sua história.

O fiasco das predições sobre 1914 e a morte de Russell em 1916 deixaram seus seguidores confusos. Após de várias disputas legais1, Rutherford tornou-se o próximo presidente da Sociedade Torre de Vigia. Ele conseguiu, com sua habilidade, reconstruir a organização das Testemunhas de Jeová. Conseguiu re-colocar um senso de urgência nos seguidores restantes por anunciar, em seu discurso público de Fevereiro de 1919, que “O Mundo Terminou — Milhões Que Agora Vivem Talvez Jamais Morram”. Em março, o título foi mudado para ficar mais apelativo: “O Mundo Terminou — Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão”.2

*** Livro Proclamadores – jv cap. 22 p. 425 ***
Que mensagem empolgante proclamavam — “milhões que agora vivem jamais morrerão!” O irmão Rutherford proferira em 1918 um discurso sobre esse assunto. Era também o título de um livro de 128 páginas publicado em 1920. De 1920 a 1925, esse mesmo assunto foi abordado vez após vez em todo o mundo em reuniões públicas em todas as regiões em que houvesse oradores, e em mais de 30 idiomas.

Ao ler esta menção rápida do tratado no livro Proclamadores, alguém poderia pensar, erroneamente, que 1925 teve pouca relevância na história das Testemunhas de Jeová; mas essa foi uma profecia que definiu a liderança de Rutherford. Embora a maioria das Testemunhas de Jeová não saibam, essa profecia foi o foco do trabalho de pregação de 1918 a 1925. “Milhões que agora vivem jamais morrerão!” introduziu a previsão de Rutherford de que a ressurreição terrestre começaria em 1925, começando com os homens fiéis da antiguidade, tais como Abraão, Isaque e Jacó.

*** Tratado Milhões que Agora Vivem Jamais Morrerão, p. 88 (em inglês, tradução minha) ***
Setenta jubileus de 50 anos, cada, totalizariam 3500 anos. Esse período de tempo, começando em 1575 AEC, necessariamente terminaria em outono de 1925, quando o tipo terminará e o antítipo deverá começar. Então, o que deveríamos esperar que aconteça? A principal coisa a ser restaurada é raça humana de volta à vida; e como outras passagens definitivamente estabelecem o fato de que haverá uma ressurreição de Abraão, Isaque, Jacó e outro homens fiéis da antiguidade, e que estes serão favorecidos primeiro, podemos esperar  que o ano 1925 vai testemunhar o retorno desses homens féis de Israel da condição dos mortos, sendo ressuscitados e completamente restaurados à humanidade perfeita e transformados nos representantes legais e visíveis da nova ordem de coisas na terra.

*** Tratado Milhões que Agora Vivem Jamais Morrerão, p. 89 (em inglês, tradução minha) ***
Como afirmamos até agora, o grande ciclo do jubileu deve começar em 1925. Nessa data, a fase terrestre do reino deve ser reconhecida.

*** Livro A Harpa de Deus, 1922, p. 340, (em inglês, traduçaõ minha) ***
Portanto, tais homens fiéis podem ser esperados na terra dentro dos próximos poucos anos.

*** Livro O Caminho para o Paraíso, edição de 1925, pp.224,226-227 (em inglês, tradução minha) ***
O 1926º ano começaria, assim, em 1º de Outubro de 1925. … Deveríamos, portanto, pouco depois de 1925, esperar ver a ressurreição de Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Melquisedeque, Jó, Moisés, Samuel, Davi, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, João Batista, e outros mencionados no capítulo 11 de Hebreus. … Sem dúvida, muitos meninos e meninas que estão lendo este livro viverão para ver Abraão, Isaque, Jacó, José, Daniel, e aqueles outros homens da antiguidade, vindo na glória de sua “ressurreição melhor”, perfeitos na mente e no corpo. Não vai demorar muito para que Cristo os designe aos seus postos de honra e autoridade, como seus representantes terrestres. O mundo e todas as suas conveniências atuais parecerão estranhas para eles, de início, mas logo eles se acostumarão aos novos métodos. Eles poderão ter algumas experiências divertidas, inicialmente, pois nunca viram telefones, rádios, automóveis, luz elétrica, aviões, motores a vapor, e muitas outras coisas familiares para nós.

As expectativas para 1925 incluíam:

  • o fim da Cristandade;
  • a restauração do paraíso terrestre;
  • a ressurreição dos mortos na terra;
  • o ensino Sionista do restabelecimento da Palestina.

O livro O Caminho para o Paraíso descreveu o ano de 1925 como o ano para “o retorno do favor de Deus para o povo Judeu”, com Jerusalém tornando-se a capital do mundo e com a ressurreição dos “dignos da antiguidade”. Tal livro ainda fez inúmeras outras previsões chocantes (em inglês, tradução minha):

*** página 171 ***
A Bíblia e “A Bíblia de Pedra” [a Pirâmide de Gizé] fornecem a data de 1914 para o início da grande mudança. A história prova que os procedimentos de expulsão começaram exatamente na hora marcada. A profecia indica que os anos 1925-1926 verão a maior parte da expulsão completa. Todos os estadistas do mundo estão temendo os próximos anos.

*** página 211 ***
Pois aqueles que estão vivos e que nunca morrerão…

*** página 220 ***
Quando você começar um estudo mais avançado da bíblia, você descobrirá que o ano 1925 está especificamente marcado nas profecias.

*** página 223 ***
Setenta vezes cinquenta totalizam 3500. O período completo seria, portanto, de 3500 de quando os Judeus entraram em Canaã até que todos os tipos se cumprissem. Visto que entraram em Canaã em 1575 antes de Cristo, haveria 1925 anos de tipos depois de Cristo, ou seja, 1925 a.D..

*** página 228 ***
Obviamente, levará algum tempo para fazer as coisas funcionarem suavemente depois do grande estresse entre agora e 1926. Pode levar 10 ou mais anos antes que você arrume totalmente sua casa, ou para que os jardins produzam frutas suculentas e vegetais apetitosos em abundância. Mesmo que demore um pouco mais, você estará bem mais preparado. Você terá conseguido os serviços dos melhores decoradores que se pode encontrar. Alguns costumavam ser agentes funerários, mas visto que não há mais pessoas morrendo, eles precisaram encontrar uma nova ocupação. Suas experiências como agentes funerários os prepararam para  tornar-se decoradores sem muita dificuldade.

Ministério do Reino de Outubro de 1920 incluiu um esboço de como introduzir o assunto sobre 1925:

*** Ministério do Reino de Outubro de 1920 (em inglês, tradução minha) ***
Bom dia! Sabia que milhões que agora vivem jamais morrerão? Foi isso mesmo que eu disse – milhões que agora vivem nunca mais morrerão. O livro ‘O Mistério Consumado’, que é a obra póstuma do Pastor Russell, conta porque milhões que agora vivem jamais morrerão, e se você continuar vivo até 1925, tem grandes chances de ser um deles. … É um fato absoluto, afirmado em todos os livros da Bíblia, predito por todos os profetas da Bíblia.

As citações a seguir mostram a natureza supersticiosa das Testemunhas de Jeová com respeito às suas publicações, e como elas acreditavam na relevância da pirâmide de Gizé:

*** A Sentinela de 15 de Dezembro de 1920, p. 379 (em inglês, tradução minha) ***
Há homens sobre a Pirâmide que serviram como guias por muitos anos. Muitos desses foram enviados e questionados de perto. Todos concordaram que o material foi trazido para lá e que a construção dessa escadaria e dos suportes de ferro começaram em Julho de 1919, e que o trabalho foi completado por volta de 1 de Outubro de 1919. Na hora, o escritor lembrou-se de que foi por volta de 1 de Julho de 1919 que tiveram a ideia de publicar A Idade de Ouro, e a primeira edição apareceu de 1 de Outubro de 1919. A Idade de Ouro anunciou, e continua a anunciar, que o estabelecimento do Reino Messiânico está próximo, e que o tempo da restituição já chegou, que o velho mundo acabou e que o novo está começando, e que milhões que agora vivem jamais morrerão.

Rutherford adorava dizer que quem criticava a profecia de 1925 estava errado:

*** A Idade de Ouro de 13 de Fevereiro de 1924, p. 314 (em inglês, tradução minha) ***
Não podemos ser culpados por apresentar evidências bíblias que nos permitem acreditar que um certo evento acontecerá numa certa data. Às vezes, o Senhor permitiu que Seu povo procurasse a coisa certa na hora errada, mas geralmente eles procuraram pela coisa errada na hora certa. Mas todos os inimigos dessa causa da verdade na terra estão esperando ardentemente que os estudantes da Bíblia não tenham, em 1925, sucesso na procura pela coisa certa na hora certa, como tiveram em 1914. No entanto, se tiverem, serão eles que terão de se explicar, não nós.

Rutherford escreveu que as previsões cronológicas que ele fez eram “de Deus” e que 1925 foi uma data “marcada” além de qualquer dúvida:

*** A Sentinela de 1 de Julho de 1922, p. 217  (em inglês, tradução minha) ***
… esta cronologia não é de homem, mas de Deus…. a adição de mais evidência tira do domínio da hipótese para o domínio da certeza provada…. a cronologia da verdade atual… não [é] de origem humana.

*** A Sentinela de 1 de Setembro de 1922, p. 262  (em inglês, tradução minha) ***
A data de 1925 é ainda mais distintamente indicada pelas Escrituras porque é fixada pela lei que Deus deu a Israel. Vendo a situação atual na Europa, alguém pode imaginar como será possível conter a explosão por muito mais tempo; e que, mesmo antes de 1925, a grande crise chegará e provavelmente passará.

*** A Sentinela de 1 de Abril de 1923, p. 106  (em inglês, tradução minha) ***
Pensamos que o ano 1925 foi definitivamente marcado nas Escrituras. Quanto a Noé, o cristão agora tem muito mais base para sua fé do que Noé tinha para ter fé num dilúvio futuro.

*** A Sentinela de 1 de Julho de 1924, p. 211  (em inglês, tradução minha) ***
O ano de 1925 é uma data clara e definitivamente marcada nas Escrituras, até mais clara que 1914…

Precisa de mais evidência de que a organização das Testemunhas de Jeová promovia falsas profecias em nome de Deus? Como é que Rutherford ousou dizer que seus seguidores tinham mais razão para aceitar sua previsão sobre 1925 do que Noé tinha para acreditar nas palavras faladas diretamente por Jeová?

No início de 1925, Rutherford começou a voltar atrás com respeito a essas “certezas”:

*** A Sentinela de 15 de Fevereiro de 1925, p. 57  (em inglês, tradução minha) ***
Quanto disso tudo acontecerá em 1925 não é dito. No momento, não encontramos nenhuma data além de 1926 indicada nas Escrituras. Quando os Estudantes da Bíblia encontraram 1914 na Bíblia, eles o anunciaram em toda parte, mas o Senhor deixou a cortina abaixada naquela data até que chegamos nela. Deus colocou seu selo em 1914, e o trabalho que começou naquele ano ainda está acontecendo. Encontramos a data de 1925-1926 claramente indicadas no esboço profético, e o Senhor ainda não levantou a cortina suficientemente para que vejamos além.

Crescimento, e depois Redução

Depois de 1918, o ensino dos Milhões não morreriam tornou-se o foco central do trabalho de pregação, e houve uma série de discursos proferidos por Rutherford e outros irmãos sobre tal ensino. Tais discursos foram promovidos nos jornais locais.

Pregar que a ressurreição terrestre começaria em 1925 resultou em grande crescimento para a Sociedade Torre de Vigia.

*** A Sentinela – w60 5/1 p. 282  (em inglês, tradução minha) ***
Isto resultou em trazer para o santuário muitos mais para serem membros deste restante consagrado por Jeová. Isto ficou evidente pelo aumento na assistência às celebrações anuais da refeição noturna do Senhor: 32.661 participando em 1922, 42.000 em 1923, 62.696 em 1924, e 90.434 em 1925.

As Testemunhas de Jeová afirmam que 1925 chegou e passou sem nenhum incidente. Não há relatórios dos números para 1926 e 1927, mas em 1928 havia menos da metade dos números de 1925, com uma assistência ao memorial de apenas 17.380, e média de publicadores de 44.080. (Livro As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino, p.313, da edição inglesa) Estima-se que até 75% dos publicadores saíram da religião e que, em 1935, a assistência ao memorial ainda era de apenas 63.146.3. Só em 1940 atingiu-se novamente os números de seguidores que havia em 1925.

Transferindo a culpa

É uma vergonha notar que, a partir do momento em que as previsões de Rutherford falharem (e até hoje), o Corpo Governante transferiu a culpa pelas falsas expectativas, tirando deles e transferindo para os seguidores:

*** A Sentinela de 1 de Julho de 1926, p. 196  (em inglês, tradução minha) ***
“Pergunta: Retornaram os merecedores da antiguidade?”
“Resposta: Certamente não retornaram. Ninguém os viu e seria tolice fazer tal declaração. Foi declarado no livro ‘Milhões’ que poderíamos razoavelmente esperar que retornassem pouco depois de 1925, mas isto era simplesmente uma opinião expressa; além disso, ainda passou pouco tempo depois de 1925″.

*** A Sentinela de 1 de Agosto de 1926, p. 232  (em inglês, tradução minha) ***
Algumas pessoas anteciparam que o trabalho terminaria em 1925, mas o Senhor não falou assim.

*** Anuário de 1976 – yb76 p. 146 (em português) ***
Ao invés de isso ser considerado uma ‘probabilidade’, leram que era uma ‘certeza’.

*** w93 1/11 p. 12 par. 20 Os dias proféticos de Daniel e nossa fé ***
Desde a década de 1870, os Estudantes da Bíblia tinham servido com uma data fixa na mente — primeiro 1914, depois 1925. Agora, davam-se conta de que tinham de servir por quanto tempo Jeová quisesse.

*** Livro Proclamadores – jv cap. 28 p. 632 ***
À base do que se dizia ali, muitos esperavam que talvez os remanescentes do pequeno rebanho recebessem sua recompensa celestial em 1925. … Embora equivocada, eles ansiosamente partilharam-na com outros.

Em vez de assumir a responsabilidade por ter feito seus seguidores tropeçarem com seu ensinos falsos sobre 1925, as Testemunhas de Jeová enganosamente descrevem essas vítimas como se fossem palha:

*** Proclamadores – jv cap. 28 p. 633 ***
Embora esses testes resultassem numa peneiração e alguns fossem levados como a palha ao se joeirar o trigo, outros permaneceram firmes.

História Mal Contada Hoje

O Livro Proclamadores corretamente afirma que os Estudantes da Bíblia acreditavam que a maioria das pessoas do mundo sobreviveriam ao Armagedom:

*** Livro Proclamadores –  jv cap. 12 p. 163 ***
[Os Estudantes da Bíblia] entendiam que as pessoas que viviam naquele tempo — a humanidade em geral — tinham a oportunidade de sobreviver, de entrar no tempo da restauração e receber então instruções concernentes aos requisitos de Jeová para a vida. Sendo obedientes, atingiriam gradativamente a perfeição humana. Sendo rebeldes, seriam, com o tempo, destruídos para sempre.

No entanto, mais frequentemente, as Testemunhas de Jeová insinuam de forma enganosa que o ensino dos ‘milhões que não morreriam’ era só um excesso de otimismo, e também insinuam que esses ‘milhões’ coincidem com a doutrina atual de que somente a Grande Multidão das Testemunhas de Jeová será salva:

*** A Sentinela – w97 1/1 p. 11 par. 18 ***
No começo dos anos 20, um discurso público de destaque, apresentado pelas Testemunhas de Jeová, teve por tema “Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão”. Este talvez fosse otimista demais naquela época. No entanto, hoje se pode fazer esta declaração com plena confiança.

*** w85 1/3 p. 14 par. 9, 12 ***
Esta deve ser a classe de pessoas da qual amiúde se fala como ‘os milhões que agora vivem que jamais morrerão’.” Hoje, é emocionante ver na realidade milhões de tais pessoas sendo marcadas para a preservação, ao passo que se revestem da verdadeira personalidade cristã, numa relação dedicada com Jeová por meio de Cristo Jesus. … 12 Apresentaram-se naquela ocasião provas conclusivas que identificavam a “grande multidão” de Revelação 7:9 com as “outras ovelhas” de João 10:16, com a classe de Jonadabe, com os marcados na testa para a sobrevivência, com os milhões dos que agora vivem e que nunca morrerão.

*** A Sentinela – w63 8/1 p. 232  (em inglês, tradução minha) ***
A frase “Milhões que Agora Vivem Jamais Morrerão” aplicava-se apenas à “grande multidão” de “outras ovelhas”, mencionadas nas Escrituras em Apocalipse 7:9 e João 10:16, cujo destino é um paraíso terrestre.

Tais afirmações são completamente falsas! A mensagem de Rutherford não era de que milhões das Outras Ovelhas jamais morreriam, mas era exatamente o oposto disto!

Rutherford afirmava que os poucos milhares de Estudantes da Bíblia iriam morrer e ir para o céu, independente de serem da grande multidão ou do pequeno rebanho. Naquele tempo, o ensino era de que a Grande Multidão iria para o céu. Os “milhões” mencionados por Rutherford, que jamais morreriam, eram o resto da humanidade que estava viva naquele tempo.

Russell havia proposto que os seguidores da Sociedade Torre de Vigia iriam para o céu, e que a maioria da humanidade sobreviveria ao Armagedom para serem ensinados pessoalmente por Jesus num paraíso terrestre.

*** Estudos das Escrituras, Série VI, Estudo V, intitulado “A Organização da Nova Criação”, de 1904, página 114 (em inglês, tradução minha) ***
Ele aceita os da humanidade à medida que os encontra, e durante a era do Milênio, ele lidará com cada indivíduo do mundo de acordo com sua própria condição particular, tendo piedade dos fracos e exigindo mais dos fortes, …

Rutherford continuou a promover esse ensino. No Novo Sistema, livre da influência de Satanás, Jesus ensinaria diretamente todas as pessoas e lhes daria a oportunidade de escolher se queriam viver para sempre como servos seus. A salvação não se limitava aos seguidores da Sociedade Torre de Vigia, nem aos que acreditavam em Jesus. De fato, as igrejas eram criticadas por ensinarem que somente seus membros seriam salvas:

*** Milhões que Agora Vivem Jamais Morrerão, p. 89-98 (em inglês, tradução minha) ***
As igrejas fazem as pessoas acreditarem que somente aqueles que se tornarem membros da igreja podem ser salvos. A Bíblia nunca ensinou doutrina assim. … Jesus morreu não somente para os que são membros da igreja, mas para todos. São João afirmou claramente: “E ele é um sacrifício propiciatório pelos nossos pecados, contudo, não apenas pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.” (1 João 2:2) Seria impossível que a raça humana, portanto, aceitasse a dádiva da vida eterna antes que ela fosse oferecida. E será oferecida apenas no tempo devido de Deus, e os planos divinos mostram que Seu tempo devido é depois que  a semente da promessa tiver crescido, depois que o reino for estabelecido; daí, “cada um na sua própria ordem” será ensinado do fato de que existe um plano de redenção e que o caminho está aberto para todos aceitarem seus termos e viverem. O restante da humanidade não poderá aceitá-lo. Mas ouvirão no tempo devido, depois do estabelecimento do reino. Então, acontecerá que todos que aceitarem os dizeres do Senhor jamais verão a morte. … Portanto, com base na argumentação feita até agora, de que a antiga ordem de coisas, o velho mundo, está acabando e está passando, e que a nova ordem está chegando, e que 1925 marcará a ressurreição dos fiéis “dignos da antiguidade” e o início da reconstrução, é razoável concluir que milhões de pessoas agora na terra ainda estarão na terra em 1925. Daí, com base nas promessas feitas na Palavra divina, devemos chegar à conclusão positiva e indiscutível de que milhões que agora vivem jamais morrerão.

O livro A Harpa de Deus, de 1921, tinha inscrito na capa a frase “Prova Conclusiva de que Milhões que Agora Vivem Jamais Morrerão”. Esse livro explicou detalhadamente a generosidade de Deus em salvar a maioria da humanidade para serem educados no seu novo sistema de coisas. Depois de descrever a vida no Novo Sistema com referência a Isaías 35:4-6, o livro A Harpa de Deus disse, na página 331:

“Quando esses grandes milagres começarem a ser realizados na terra, então, espera-se que até mesmo o mais cético acreditará que o Senhor Jesus reina.”

A página 333 usa a promessa de Deus a Noé, de que nunca mais iria punir “toda coisa vivente”, como prova de que o Armagedom não resultará num grande massacre humano. “A maioria da humanidade pratica injustiça” (p. 334) e estes são os que receberão a oportunidade de aprender a praticar a justiça durante o reino do Messias. Esse conceito era justo, e mostrava o amor e a razoabilidade de Deus para com a humanidade.

Importância Minimizada

O livro Proclamadores afirma, enganosamente, que a falha das “expectativas” de 1925 afetaram apenas uma minoria, embora tenhamos visto, nas próprias estatísticas das Testemunhas de Jeová (seção Crescimento, depois Redução acima), que mais da metade dos seguidores abandonaram a organização:

*** Proclamadores – jv cap. 7 p. 78 ***
O ano de 1925 chegou e passou. Alguns abandonaram a sua esperança. Mas a vasta maioria dos Estudantes da Bíblia permaneceu fiel.

Uma tática interessante que minimiza a importância do ocorrido pode ser observada na citação abaixo. Admitem que a assistência diminuiu “na França e na Suíça”, o que pode levar alguém a pensar, enganosamente, que os outros países não foram afetados.

*** Proclamadores – jv cap. 28 p. 633 ***
Mas alguns de seus cálculos de tempo e as expectativas que ligavam a estes causaram sérios desapontamentos.
Depois de 1925, a assistência às reuniões caiu drasticamente em algumas congregações na França e na Suíça.

Desonestidade similar pode ser identificada no Anuário de 1980, que faz uma citação enganosa da Sentinela de 1926, numa tentativa de minimizar o sentimento de 1925. Veja como apenas metade da frase é citada, com um ponto final no lugar de um ponto-e-vírgula:

*** Anuário de 1980 – yb81 p. 62 ***
Indicação destas provações foi a sessão de perguntas realizada pelo irmão Rutherford durante a assembléia da Basiléia, Suíça, realizada de 1.° a 3 de maio de 1926. O relatório deste congresso declarou:
“Pergunta: Retornaram os merecedores da antiguidade?
“Resposta: Certamente não retornaram. Ninguém os viu e seria tolice fazer tal declaração. Foi declarado no livro ‘Milhões’ que poderíamos razoavelmente esperar que retornassem pouco depois de 1925, mas isto era simplesmente uma opinião expressa.

Agora veja o que realmente estava escrito no artigo de A Sentinela de 1 de Julho de 1926, página 196:

*** A Sentinela de 1 de Julho de 1926, p. 196  (em inglês, tradução minha) ***
“Pergunta: Retornaram os merecedores da antiguidade?
“Resposta: Certamente não retornaram. Ninguém os viu e seria tolice fazer tal declaração. Foi declarado no livro ‘Milhões’ que poderíamos razoavelmente esperar que retornassem pouco depois de 1925, mas isto era simplesmente uma opinião expressa; além disso, ainda passou pouco tempo depois de 1925. Não há razão para esperar que os “merecedores da antiguidade” retornem até que a igreja esteja completa e que o trabalho da igreja na terra esteja feito.

Caso queira ver a página da revista em inglês, original, clique aqui. É o parágrafo abaixo do subtópico “QUESTION MEETING”.

Profecia Definidora

O ensino de 1925 parece ter originado entre 1914 e 1916, possivelmente de Rutherford, ou de outra pessoa, enquanto Russell ainda estava vivo, mas sem o seu consentimento. Em 1916, a revista A Sentinela citou uma carta, perguntando:

*** A Sentinela de 15 de Abril de 1916, reimpressão, página 5888 (em inglês, tradução minha) ***
PREZADO PASTOR AMADO: … Uma irmã que chegou recentemente de — nos contou que a Turma, lá, está ensinando que a igreja não deve esperar ser glorificada até 1925, e que você pensa assim; …

Russell respondeu:

*** A Sentinela de 15 de Abril de 1916, reimpressão, página 5888 (em inglês, tradução minha) ***
Nossos sinceros sentimentos devem ser que eles não estão pensando muito em seus ensinos. Caso contrário, eles saberiam, de suas colunas, que não estamos ansiosos por 1925, nem por nenhuma outra data.

Pouco depois da morte de Russell, Rutherford introduziu a doutrina de 1925. Ela tornou-se a profecia definidora de Rutherford, e ele a usava para conseguir seguidores, para compensar as perdas devido à decepção de 1914. No entanto, foi o fracasso de 1925 e tudo relacionado a ele que resultou em consequências ainda mais importantes para os nossos dias. Depois do fracasso de 1925, Rutherford começou um exame dramático da doutrina da organização, distanciando seus seguidores de Russell.

Depois do fiasco de 1925, quase todas as profecias de datas feitas por Russell foram descartadas por Rutherford. O uso da palavra “Jeová” começou a ser enfatizado (veja o livro Proclamadores, página 152, e o livro Aproximou-se o Reino de Deus de Mil Anos, de 1973, [página 288 da edição em inglês, mas disponível em português também]). Isto levou à mudança de nome dos seguidores da Torre de Vigia, passando de Estudantes da Bíblia para Testemunhas de Jeová. Além disso, afirmou-se que, entre 1918 e 1919, Jesus purificou a Sociedade Torre de Vigia, e isso era uma forma de afirmar que os tempos de Russell eram tempos de “impureza espiritual”, e que foi somente a partir de Rutherford que Jesus escolheu a organização como seu único meio de salvação. O Rutherford distanciou seus seguidores de outros cristãos por afirmar que a maioria dos símbolos e comemorações da cristandade eram pagãos.

Por fim, a grande multidão foi movida do céu para a terra, tornando-se os únicos sobreviventes do Armagedom. Essas mudanças facilitaram a introdução do conceito da ‘porta estreita que conduz à salvação’, ou seja, o conceito de que apenas uma pequena parte do mundo merece salvação. Convenientemente, os sobreviventes, agora, tinham que pertencer a uma única organização terrestre, a Sociedade Torre de Vigia. Deus estava disposto a matar bilhões de pessoas, sendo que a maioria delas nunca nem ouviu falar da Organização Torre de Vigia.

A Bíblia explica que o Resgate de Jesus foi para toda a humanidade, até mesmo para os ímpios:

(Romanos 5:6) Pois, realmente, enquanto ainda éramos fracos, Cristo morreu por homens ímpios no tempo determinado…

(2 Coríntios 5:14) Pois o amor do Cristo nos impele, porque nós concluímos o seguinte: um só homem morreu por todos

A estrutura de doutrinas de Rutherford após 1925 reduziu o valor do sacrifício de Jesus, que deixou de ser “por todos” e passou a ser somente para seus seguidores, os únicos dignos de seus benefícios. Essa visão infeliz elimina a maior parte do valor do sacrifício de Jesus para quem estiver vivo no Armagedom, e pinta um quadro muito cruel e injusto de Deus. Esse ponto de vista não pode ser explicado com base nas escrituras ou em raciocínio lógico, mas é comum entre grupos religiosos fundamentalistas, por ser um meio efetivo de manter seus membros associados e impedir que eles saiam.

“Milhões que agora vivem jamais morrerão” falhou pela primeira vez em 1925, quando o retorno terrestre de Abraão não aconteceu. O tempo mostrou que essa profecia é falsa, sem dúvida nenhuma, visto que os “milhões” vivos naquela época (1918) já morreram. Em 2016, as estatísticas mostravam que apenas 450 mil pessoas com mais de 100 anos ainda estão vivos.4

Notas de rodapé

1 O testamento de Russell aparece no livro Estudos das Escrituras, O Plano Divino das Eras, edição “Biografia” de 1927, páginas 8-14 (em inglês). No testamento, ele orientava que, em vez de uma única pessoa ter controle total como Rutherford fez, uma comissão editorial de 5 pessoas (cujos nomes foram listados no testamento) ficassem responsáveis por aprovar a verdade da Torre de Vigia. Rutherford contestou o testamento e assumiu o controle como presidente.

2 O Livro Proclamadores – jv p. 719, diz: “1918 O discurso ‘O Mundo Terminou — Milhões Que Agora Vivem Talvez Jamais Morram’ é proferido pela primeira vez, em 24 de fevereiro, em Los Angeles, Califórnia. Em 31 de março, em Boston, Massachusetts, o discurso é intitulado ‘O Mundo Terminou — Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão‘”.

3 M. James Penton. O Apocalipse Adiado – A História das Testemunhas de Jeová (Apocalypse Delayed-The Story of Jehovah’s Witnesses), página 61, e Testemunhas de Jeová — Proclamadores do Reino de Deus, página 717.

Artigos em inglês sobre a quantidade de pessoas vivas, com mais de 100 anos de idade, em 2016: How Many People Live to 100 Across the Globe? atualizado em 2 de Março de 2016. Veja também Centenarian – Wikipedia.